O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, abre nesta quinta-feira (31), às 17h30, no Salão Vermelho do TSE, a "cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas", última fase do processo de desenvolvimento dos programas de computador que serão utilizados nas 430 mil urnas nas eleições de outubro, segundo o site do TSE.
A cerimônia prossegue durante cinco dias e poderá ser acompanhada por representantes credenciados dos partidos políticos e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público Eleitoral.
De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, o procedimento permite a fiscalização da idoneidade dos softwares utilizados nos processos de votação, apuração e totalização dos votos, conferindo total transparência ao sistema.
Os detalhes sobre os atos preparatórios, a recepção de votos, as garantias eleitorais, a totalização dos resultados, a justificativa eleitoral, a fiscalização, a auditoria e a assinatura digital podem ser consultados na Resolução 22.154/06 do TSE, disponível no endereço www.tse.gov.br, em ‘Eleições 2006’ – Normas – Instruções/Resoluções.
Deixe um comentário