Rudolfo Lago
O lema do Congresso em Foco: “Jornalismo para mudar”. O que isso significa? Significa o esforço de um grupo de jornalistas para fazer seu trabalho com independência, diversidade e espírito público. Na cobertura do Congresso Nacional, o Congresso em Foco procura ouvir todos os lados, conferindo igual espaço para todos, sem rabo preso, o que caracteriza a sua independência. A variada gama de colunistas, de diversas correntes ideológicas e linhas de pensamento garante a diversidade. E o engajamento às boas causas, na crença de que elas melhorarão o desempenho da democracia brasileira, a rotina política e a melhora do país como um todo são a chave do espírito público, do “jornalismo para mudar”. Daí, a adesão do Congresso em Foco a causas como a ficha limpa e o afastamento do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda no episódio do mensalão de Brasília.
Manifestações feitas num jantar ocorrido para comemorar a estreia dos colunistas do Congresso em Foco ajudam a explicar o que quer e o que faz este site. Registrados em vídeo, eles servem de resumo das nossas aspirações.
No primeiro vídeo, o diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, explica a ideia por trás da decisão de abrir os espaços do site para diversos colunistas, que vão de políticos de variados partidos até pessoas com participação importante na sociedade civil.
No segundo vídeo, a senadora Marisa Serrano explica por que aceitou o convite para ser uma das colunistas do Congresso em Foco, e o tipo de satisfação ao eleitor que essa tarefa lhe traz.
Finalmente, no terceiro vídeo, o jornalista Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense, faz um rasgado elogio ao Congresso em Foco, e explica como o aparecimento do site, e da nova mídia eletrônica, vem mudando completamente a rotina da imprensa de um modo geral.
Leia também
Deixe um comentário