Mário Coelho
José Antonio Dias Toffoli toma posse nesta sexta-feira (23) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia, que contará com a presença do presidente Lula, está prevista para as 17h. Ex-advogado do PT em campanhas eleitorais, Toffoli comandou a Advocacia Geral da União (AGU) por dois anos e meio.
Segundo a assessoria do Supremo, não haverá discursos na solenidade. A sessão será aberta pelo presidente da corte, Gilmar Mendes, seguida pela leitura do termo de posse pelo diretor-geral do STF, e assinatura do documento pelos ministros e pelo procurador-geral da República. Ao final da sessão, o ministro Dias Toffoli receberá os cumprimentos no Salão Branco.
De acordo com a Agência Brasil, Toffoli fez hoje (22) um balanço sobre sua atuação na AGU. “Deixo a AGU sem nenhum processo pendente e com o sentido de dever cumprido. Junto com toda a equipe de advogados e servidores administrativos, conseguimos economizar cerca de R$ 500 bilhões para o país, em ações tributárias, previdenciárias e que envolviam litígios das mais variadas espécies”, disse.
Graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1990, trabalhou como advogado nas últimas três campanhas de Lula à presidência da República – 1998, 2002 e 2006. Ele também exerceu o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2003 a 2005 durante a gestão de José Dirceu.
Em 12 de março de 2007, convidado pelo presidente Lula, assumiu a AGU, cargo que ocupou até o mês passado, quando foi indicado para substituir o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, morto em 1º de setembro. Seu nome foi aprovado pelo Senado no fim do mês passado para ocupar a vaga.
Leia também
Deixe um comentário