Encerra-se hoje (3) a primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco 2010. Desde anteontem, cerca de 130 jornalistas já indicaram os parlamentares que, em sua avaliação, melhor têm representado os interesses da sociedade este ano. Os deputados e senadores mais bem avaliados pelos jornalistas serão submetidos, a partir da próxima segunda-feira (6), ao voto do internauta, que apontará os melhores do ano.
As urnas serão levadas hoje a importantes redações da capital federal, como sucursais dos principais jornais e revistas do país, emissoras de TV e rádio. O resultado da votação dos profissionais de imprensa, com a lista completa dos finalistas, será divulgado amanhã (4) pelo Congresso em Foco.
Cada jornalista pode escolher até dez deputados federais e até cinco senadores. Eles também indicam o que consideram ter sido a melhor iniciativa parlamentar do ano (um projeto aprovado, alguma decisão tomada, etc).
Estão aptos para votar todos os jornalistas credenciados pelo Congresso Nacional e todos os jornalistas de Brasília que, por força de sua função, produzem, editam, analisam ou acompanham rotineiramente material relacionado com as atividades do Congresso Nacional, tais como: repórteres, produtores, redatores, coordenadores e editores de política; diretores, secretários e chefes de redação; editores executivos dos jornais locais; pauteiros e chefes de reportagem que atuem na área de política; colunistas políticos; âncoras, comentaristas políticos e apresentadores de rádio e TV; e diretores de sucursais.
Não são permitidos os votos de jornalistas que exerçam cargo de assessor de deputado federal ou senador, de bancadas partidárias ou de partidos com representantes no Congresso. O processo de votação é acompanhado e fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, um dos parceiros do Prêmio Congresso em Foco. Os votos são colhidos por meio de urna itinerante.
A ferramenta para a votação dos internautas estará disponível a partir de segunda-feira (6). Cada internauta poderá votar em até dez deputados federais e cinco senadores.
Este ano, não será possível o acompanhamento on-line da votação. O Congresso em Foco divulgará os resultados parciais a partir de boletins periódicos que serão publicados no site. É que, antes de divulgados, os votos serão auditados para eliminar possíveis fraudes.
A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), parceira do Prêmio Congresso em Foco, é que fará a vistoria do processo de votação. Os parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas poderão fazer campanha via internet, pedir votos, utilizar mailings ou enviar boletins eletrônicos com o propósito de conseguir apoio dos internautas. Só não podem usar robôs ou qualquer outro meio ilegítimo de captação de votos.
No dia 1º de novembro 2010, o site divulgará os resultados da votação dos internautas e a colocação final dos parlamentares a serem premiados. Todos os parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas receberão prêmios, na cerimônia que será realizada em 22 de novembro de 2010, em Brasília. Para os três deputados e três senadores mais votados pelos internautas será entregue um troféu e um diploma. Os que se classificarem entre o quarto e o décimo lugar, na Câmara e no Senado, ganharão uma placa e um diploma. Todos os demais receberão diploma.
Começa a edição 2010 do Prêmio Congresso em Foco
Parlamentares celebram Prêmio Congresso em Foco
Leia também
Deixe um comentário