Rodolfo Torres
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira (22) a taxa básica de juros (Selic) da economia em 0,5%. Com a medida, os juros passaram de 9,25% para 8,75% ao ano. Essa é a quinta redução consecutiva da taxa neste ano.
Segundo o Banco Central, as perspectivas de inflação determinaram a redução da Selic. “ Levando em conta que a flexibilização da política monetária implementada desde janeiro tem efeitos defasados e cumulativos sobre a economia, o Comitê avalia, neste momento, que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com um cenário inflacionário benigno”, afirma o banco.
Antes de a crise econômica internacional ser desencadeada, em setembro de 2008, a taxa básica de juros brasileira era de 13,75%. A redução dessa taxa estimula o acesso da população ao crédito. Com mais dinheiro na mão das pessoas, o consumo tende a aumentar. Além disso, a Selic é uma referência para que bancos estipulem taxas de cobrança para clientes.
Confira a íntegra da nota do Banco Central
Tendo em vista as perspectivas para a inflação em relação à trajetória de metas, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 8,75% a.a., sem viés, por unanimidade. Levando em conta que a flexibilização da política monetária implementada desde janeiro tem efeitos defasados e cumulativos sobre a economia, o Comitê avalia, neste momento, que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com um cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a convergência da inflação para a trajetória de metas ao longo do horizonte relevante, bem como para a recuperação não inflacionária da atividade econômica.
Brasília, 22 de julho de 2009
Deixe um comentário