O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, recebeu no final da tarde de hoje (29) a pauta de reivindicações elaborada pelos governadores, com medidas para reduzir as perdas de receita das unidades federativas acumuladas nos últimos anos.
Uma comissão de cinco governadores encaminhou as propostas ao ministro, que se comprometeu a repassar os pedidos ao presidente Lula.
O presidente volta a se reunir com os governadores no dia 6 de março para discutir o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a pauta de reivindicações dos governadores.
"O ministro compreendeu ser natural e legítimo aos estados colocar essa agenda. Ele compreendeu que os governadores estão exercendo o seu direito quando trazem a agenda federativa", disse o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT).
“A negociação é difícil, ninguém está falando que é fácil. A nossa agenda trabalha sobre o contencioso entre estados e a União. É uma disputa por recursos que não é de agora. É uma disputa que se estende há doze anos”, complementou o petista. Déda ressaltou que os governadores estão unidos em torno das reivindicações dos estados sem disputas político-partidárias.
Leia também
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL), afirmou que o ministro sinalizou a disposição do governo federal de discutir as propostas.
"Não existe queda de braço ou pontos de vista divergentes. Estamos caminhando positivamente no diálogo. O que queremos é ampliar a agenda inicialmente proposta pelo presidente Lula e estabelecermos pontos de discussões", disse o pefelista.
Deixe um comentário