A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon pediu ontem à noite o afastamento de três delegados da Polícia Federal. O diretor-executivo da corporação, Zulmar Pimentel; o superintendente da PF na Bahia, César Nunes; e o Secretário de Segurança da Bahia, Paulo Fernando Bezerra.
César Nunes e Paulo Bezerra são acusados de participarem de um esquema de tráfico de influência investigado pela Operação Octopus (embrião da Operação Navalha). Por sua vez, Zulmar Pimentel é suspeito de ter vazado a Operação Octopus para os colegas policiais. O afastamento será por 60 dias, período no qual a PF vai abrir sindicância para apurar o caso.
A PF vai responder à ministra que não se responsabiliza pelo afastamento de Paulo Bezerra, pois ele atualmente trabalha como Secretário de Segurança Pública da Bahia. A cúpula da PF também não acredita em um vazamento feito por Zulmar. Para ela, houve um erro de interpretação da ministra Eliana Calmon sobre um grampo que caturou um diálogo de Zulmar.
Leia também
Segundo informações obtidas pelo Congresso em Foco, a ministra pediu o afastamento dos delegados por temer que eles vazassem dados sigilosos e acabassem comprometendo o andamento das investigações da Operação Navalha. A assessoria do STJ não confirma os nomes dos delegados afastados. A PF aguarda uma comunicação formal aos delegados para se manifestar. (Eduardo Militão)
Matéria atualizada às 17h32
Deixe um comentário