Fábio Góis
Chega setembro. E, como não poderia ser diferente, a pauta jornalística das editorias de política fervilhava ante à iminência das votações do primeiro turno, logo ali em 3 de outubro. E o já tradicional levantamento de assiduidade parlamentar do Congresso em Foco mostrava: dos dez senadores mais ausentes às sessões plenárias deliberativas, quando projetos de interesse nacional são aprovados, oito eram candidatos. Aliás, a turma da gazeta tem crescido a cada semestre.
Dos dez mais ausentes, oito são candidatos
Mais da metade dos senadores faltou sem explicar
337 deputados presentes e nada foi votado
No “esforço”, 76 senadores e apenas 4 MPs aprovadas
Mas o senador reeleito Flexa Ribeiro (PSDB-PA) reforçou o dito popular de que toda regra tem sua exceção. Só um senador esteve presente a todas as sessões.
Em meio à guerra dos votos, o alto astral, a criatividade e a irreverência do cidadão brasileiro parecem ter incomodado alguns. Charges, programas humorísticos, imitações, enfim, o que realmente tinha graça nas eleições, receberam restrições e censura disfarçadas de decisão judicial moralizadora. Como se candidatos como Tiririca, eleito deputado federal pelo PR de São Paulo, precisassem ser caricaturados, a liberdade do humor foi contestada. A questão chegou ao Supremo Tribunal Federal, mas o bom senso falou mais alto.
Supremo libera humor com políticos nas eleições
Falando em humor, pausa para o tragicômico…
Vereador leva sapatada na testa em Dourados
Paralelamente ao período pré-eleitoral, os efeitos e repercussões da Lei da Ficha Limpa seguiam no noticiário. Duas das figuras mais controversas da política brasileira, a postos para conquistar mais um cargo eletivo, tiveram seus planos frustrados, de uma forma ou de outra.
Com TSE, barrados pela Ficha Limpa chegam a 247
TSE mantém cassação de Joaquim Roriz
TSE barra candidatura de Jader Barbalho ao Senado
TSE barra candidatura de Paulo Rocha ao Senado
TSE barra candidatura de Maria Abadia
TSE barra candidatura de João Capiberibe ao Senado
Outros, de gerações diferentes do mesmo clã, tiveram melhor sorte.
TSE mantém candidatura de Sarney Filho à Câmara
TSE mantém candidatura de Roseana Sarney
Como também o tiveram representantes de outras ideologias.
TSE mantém candidatura de Heloísa Helena
TSE libera Ronaldo Lessa e mais dois da ficha limpa
TSE mantém candidatura de Lago no Maranhão
No dia 8 de setembro, o site prenunciava a chegada do projeto Ficha Limpa ao Supremo. “Existe a expectativa que a análise de casos concretos questionando a ficha limpa possa ocorrer antes de 3 de outubro”, dizia trecho da reportagem. Dito e feito.
O julgamento sobre a aplicação da lei nestas eleições começava no dia 22 de setembro, mas só acabaria em outubro. Ao menos um Roriz já ficaria pelo caminho – ao menos na prática, quando o ex-governador do DF resolve deixar para a mulher, Weslian Roriz, descascar o abacaxi das eleições.
Manobra foi rendição ao Ficha Limpa, dizem juristas
Jogada de Roriz é drible na Justiça Eleitoral
Durante o julgamento, fatos pitorescos…
Roriz no STF: Gilmar Mendes comenta jogo do Santos
Polícia consegue conter confronto inicial em frente ao STF
Estudantes de Direito aprendem com julgamento
Manifestantes contra Roriz fazem protesto no STF
Rorizista passa mal em frente ao STF
…e cruciais.
Ficha Limpa: Senado enviará explicações ao Supremo
Corrida maluca
Valia (quase) tudo em busca do voto. Até enviar correio eletrônico para ex-estagiários, como fez o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, eleito deputado distrital pelo PTC.
Ex-diretor do Senado pede voto por meio de carta
E se, na etimologia da palavra, candidato remete a candura, o que dizer da reportagem especial deste site sobre parte dos pleiteantes? De maneira inédita, o Congresso em Foco acendia o sinal amarelo para candidatos que já haviam sido presos, que eram réus de ações penais no Supremo Tribunal Federal, que respondiam a processo por envolvimento no caso dos sanguessugas ou que haviam sido barrados com base na Ficha Limpa.
23 candidatos já estiveram atrás das grades
Dez por cento dos deputados candidatos são réus
Sanguessugas: 39 acusados por CPI são candidatos
Sanguessugas: 61 ex-parlamentares são réus em MT
Congresso rejeitou barrar candidatos réus
Mas o Supremo, em caso raro, condenava parlamentar, com direito a xilindró.
Tatico condenado a sete anos de prisão
Diante do quadro, o Congresso em Foco acendeu o sinal amarelo para advertir: 322 candidatos que exigem muita, muita atenção.
Por falar em reportagem exclusiva, especialidade deste site, confira o desdém oficial pela Lei de Responsabilidade Fiscal na matéria que mostra o perdão governamental a estados inadimplentes.
Estrela contra tucano
No início do mês, preocupada com a liderança cada vez mais consolidada de Dilma Rousseff, a oposição tentava salvar a candidatura José Serra.
PSDB centra sua propaganda no caso do vazamento
Oposição pede ao TSE investigação sobre vazamentos
A estratégia era diversificada, mas não parecia surtir efeito. E, semanas depois, mostrou-se enfim ineficaz, uma vez que a vantagem de Dilma para o tucano se confirmaria nas urnas.
TSE arquiva pedido de cassação do registro de Dilma
No final do mês, Dilma tinha quase o dobro das intenções de voto sobre Serra, como mostrou o Ibope e o Sensus. Como a consecução dos fatos mostrou, falsa impressão de vitória no primeiro turno.
Caso Erenice
A realização do segundo turno para a eleição presidencial começou a ganhar forma em 11 de setembro, logo após publicação de reportagem que mostrava a prática de tráfico de influência operado pelo filho da então ministra da Casa Civil, Erenice Guerra.
Ministra diz que reportagem sobre propina é mentirosa
A reportagem foi publicada pela revista Veja. José Serra cobrou explicações de Dilma a respeito da conduta da sucessora da petista na Casa Civil. A eleição ganhava nos rumos.
Denúncia na Casa Civil entra na agenda de PSDB e PT
Base tenta desvincular saída de Erenice da campanha
Marina pede “investigação imediata” de denúncia contra ministra
E denúncias dessa natureza preocupam o brasileiro? Foi o que quis saber a TV Congresso em Foco, que registrou o pensamento de alguns cidadãos sobre suas principais aflições.
“Rouba um pouquinho, mas divide com nós”
Mas, em meio ao fogo cruzado eleitoral, este site prosseguia sua empreitada em valorizar o lado bom da política, com a quinta edição de uma premiação que tenta separar o joio do trigo. E o projeto que deu origem à Lei da Ficha Limpa, de iniciativa popular, foi escolhido como a melhor ação do Parlamento em 2010 por jornalistas que cobrem o Legislativo. Era anunciado o resultado da primeira fase do Prêmio Congresso em Foco 2010, cujos vencedores só seriam conhecidos em novembro.
Começa primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco
Pedro Simon, um defensor da democracia
Suplicy: “É mais um incentivo para continuar lutando”
Indicação emociona Chico Alencar
Corrupção nos estados
Nos estertores dos 50 anos de Brasília, o chamado “mensalão do Arruda” prosseguia a produzir notícias. E verdadeiras batalhas campais. Era Sete de Setembro, mas o espírito era outro.
Claques de Roriz e Agnelo se enfrentam na Esplanada
No Amapá, a Operação Mãos Limpas da Polícia Federal, levava 18 integrantes do governo do Amapá à cadeia, entre elas, o próprio governador amapaense, Pedro Paulo Dias (PP).
PF prende atual e ex-governador do Amapá
Sarney elogia candidato ao Senado preso pela PF
Mensalão petista
Depois de cinco anos, o mensalão que chegou a ameaçar o mandato do presidente Lula, ainda em seu primeiro governo, fazia a primeira vítima: o advogado Rogério Toletino.
Sai a primeira condenação do mensalão do PT
Na madrugada de 14 de setembro, em São Paulo, morria um dos réus do mensalão.
Morre o ex-deputado José Janene, réu do mensalão
Leia toda a retrospectiva de 2010
Deixe um comentário