Fábio Góis
O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (6), a concessão de R$ 296 milhões em empréstimos de organismos internacionais em benefício de diversos estados. De acordo com a matéria – iniciativa da Presidência da República -, os estados não precisarão dar contrapartida interna ou garantias de pagamento.
Os empréstimos serão firmados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird). Os dois maiores financiamentos serão executados por meio do BID para o Ceará, em repasse conjunto de até R$ 235,6 milhões. As operações visam a investimentos nas áreas de saúde e de infraestrutura rodoviária naquele estado.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) havia aprovado a proposta mais cedo, remetendo-a em caráter de prioridade ao plenário. Devido a requerimento de urgência aprovado pelos membros da comissão, a deliberação da CAE foi rapidamente confirmada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em votação simbólica (sem discussão ou conferência de votos, por acordo entre os líderes partidários).
Também foram autorizadas operações de crédito para os estados do Rio de Janeiro, para projeto de desenvolvimento rural sustentável, e Paraíba, nesse caso com o objetivo de financiar o projeto de redução da pobreza rural.
Leia também
Deixe um comentário