Rodolfo Torres
Neste domingo (26), exatos 27.166.643 eleitores (21,09% do eleitorado) estão aptos para escolher os prefeitos de 11 capitais e de 19 municípios do interior do país. Nessas cidades, o pleito não foi decidido no último dia 5 porque nenhum dos candidatos dessas localidades atingiu o percentual de metade mais um dos votos válidos.
Levantamento exclusivo do
Congresso em Foco revela que, dos 60 candidatos que vão disputar votos neste segundo turno das eleições municipais, mais de 70% têm problemas com a Justiça. São 43 políticos com enfrentam processos no Supremo Tribunal Federal, nos tribunais regionais federais e nos tribunais estaduais.
Veja a lista aqui.
Entre as 30 cidades que serão palco do segundo turno, uma das disputas mais interessantes é em São Paulo, maior metrópole do país, com 8,1 milhões de eleitores.
Lá, as últimas pesquisas apontam uma generosa vantagem do atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), sobre a ex-ministra Marta Suplicy (PT), que entrou no primeiro turno como favorita. De acordo com pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas ontem (25), ambas com apenas os votos válidos, Kassab conta com 20 pontos de vantagem em relação à Marta: 60% contra 40%. (
leia mais)
No Rio de Janeiro, com 4,5 milhões de eleitores, a disputa esta acirrada entre Eduardo Paes (PMDB), candidato do governado estadual e federal, e o deputado Fernando Gabeira (PV), apoiado pelo atual prefeito, Cesar Maia (DEM). Nas pesquisas do Datafolha e do Ibope desse sábado, o peemedebista aparecia com 51% das intenções de voto, contra 49% de Gabeira.
A disputa mais instável ocorre em Belo Horizonte, que conta com 1,7 milhão de eleitores. Márcio Lacerda (PSB), candidato apoiado pelo governador mineiro e pelo prefeito de BH, Fernando Pimentel (PT), liderou a disputa durante todo o primeiro turno. No início do segundo turno, o adversário Leonardo Quintão (PMDB) assumiu a liderança. Contudo, de acordo com o Ibope, Lacerda tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Quintão. Já o Datafolha diz que Lacerda conta com 59% das intenções de voto, contra 41% de Quintão.
Mais disputas
Outras cidades terão segundo turno hoje: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP).
Além das capitais, haverá eleição em Anápolis (GO), Bauru (SP), Campina Grande (PB), Campos (RJ), Canoas (RS), Contagem (MG), Guarulhos (SP), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Ponta Grossa (PR), Mauá (SP), Montes Claros (MG), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP) e Vila Velha (ES).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prontificou cerca de 77 mil urnas eletrônicas, distribuídas em 67.740 seções eleitorais, para o segundo turno do pleito municipal.
Pleito retomado
Além dessas 30 localidades, também haverá eleição em Benedito Leite (MA), cujo pleito do dia 5 de outubro foi cancelado pela Justiça Eleitoral depois que diversas urnas foram queimadas. Nesse município, 4.271 eleitores são esperados em 17 seções para escolher prefeito, vice-prefeito e nove vereadores.
Serviço:
Para votar, é necessário levar o título do eleitor ou um documento de identidade com foto.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!
Seja Membro do Congresso em Foco
Apoie