Edson Sardinha
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu tirar licença médica por dez dias para se recuperar de uma infecção do sistema gastrointestinal. O peemedebista deve voltar ao trabalho na próxima quinta-feira (10). Sarney viaja ainda hoje (3) para São Luís, onde ficará em repouso.
O senador, de 79 anos, fez uma série de exames no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na última segunda-feira (1º). De acordo com a Agência Senado, o ex-presidente da República foi aconselhado pelos médicos que o atenderam na capital paulista a se afastar do trabalho para se recuperar da gastrenterite.
A doença é caracterizada por inflamação do estômago e intestino delgado e produz diarréia, cãimbras, náusea e outros problemas de desconforto digestivo. As causas mais comuns de gastrenterite são as infecções virais e a intoxicação gastrintestinal.
O presidente do Senado sentiu um mal-estar na semana passada quando recebia presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Jia Qinglin, no Salão Nobre. Na ocasião, Sarney foi medicado e hidratado com soro.
Segundo o porta-voz da Presidência do Senado, Chico Mendonça, Sarney foi internado esta semana apenas para fazer os exames, conforme recomendação médica. “Esses exames já estavam agendados e são demorados”, disse Chico à reportagem, explicando que, por praticidade, ficou decidido que o senador deveria permanecer no hospital, em vez de enfrentar uma desgastante viagem de avião para Brasília (leia mais).
Leia também
Deixe um comentário