Por meio de nota divulgada à imprensa há pouco, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que o presidente Lula não considera a hipótese de disputar nova reeleição, em busca de um terceiro mandato. Para Sarney, que se reuniu com Lula ontem (4) no Palácio do Planalto e criticou o excesso de medidas provisórias, a possibilidade não passa de “especulação”.
“Lula não aceita a tese do terceiro mandato ou qualquer outra iniciativa neste sentido”, disse o senador, que recebeu hoje (5) em seu gabinete o presidente da Assembléia Legislativa do Amapá, deputado Jorge Amanajás (PSDB). O tucano foi reconduzido à presidência daquele poder na última segunda-feira (2), ocupando pela terceira vez o posto (assim como Sarney preside pela terceira vez o Senado).
Sarney defendeu que, ao invés das especulações, os congressistas deveriam promover “uma reforma política ampla, séria e efetiva que, entre outros temas importantes, pode até abarcar o mandato do presidente”. O peemedebista declarou ainda que, pessoalmente, prefere que o aumento da duração do mandato, desde que seja vetada a reeleição consecutiva.
Leia também
“Quatro anos é pouco tempo, mas cabe ao Congresso decidir”, concluiu o ex-presidente da República, ressalvando que as regras não valeriam para o atual mandato. (Fábio Góis)
Deixe um comentário