Editorial: a rendição do Congresso ao chiqueiro da política
Tudo sobre a eleição da Mesa
Ele responde a uma ação na Justiça, acusado de manter milhões de dólares irregularmente fora do país. Nas últimas semanas, a Folha de S. Paulo revelou que ele direcionou emendas do Orçamento da União que tiveram como destinatário, na ponta, uma empresa de um assessor de seu gabinete, exonerado após a reportagem. A Controladoria-Geral da União (CGU) apura diversas denúncias relacionadas a essa construtora.
Denúncias esquentam as eleições no Congresso
Historiador e professor universitário, Chico Alencar foi o quarto candidato a apresentar sua candidatura à Presidência da Câmara. Líder do partido durante 2012, ele está em seu terceiro mandato consecutivo e esta será a segunda vez que ele tenta ocupar o cargo. Em 2011, recebeu 16 votos. Em 2005, deixou o PT em meio à crise do mensalão para se filiar ao então recém-fundado Psol.
Chico: “A Casa de leis não valoriza as próprias leis que fez”
Advogado, Júlio Delgado está em seu quarto mandato e ocupa, atualmente, a 4ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara. Após iniciar sua carreira política no PMDB, o deputado passou pelo PPS, de cuja bancada chegou a ser líder em 2004, e filiou-se ao PSB no ano seguinte. É filho do ex-deputado e ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcisio Delgado.
“Hegemonia do PMDB é perigosa”, diz Júlio Delgado
Primeira mulher eleita vice-presidenta da Câmara, Rose de Freitas está no sexto mandato de deputada. A peemedebista começou sua carreira política como deputada estadual pelo PMDB, em 1983. Quatro anos depois, foi eleita deputada constituinte. Em 1988, ajudou a fundar o PSDB, onde permaneceu até 2003, quando voltou ao seu primeiro partido. Na Câmara, Rose de Freitas foi vice-líder do PSDB de 1988 a 2001 e em 2003. Nos dois anos seguintes, foi vice-líder do PMDB.
Rose de Freitas: “A Câmara não é democrática. Ela exclui”
Leia ainda:
Psol lança Chico Alencar à presidência da Câmara
Veja as principais propostas de Henrique Eduardo Alves
Veja as principais propostas de Júlio Delgado
Veja as principais propostas de Rose de Freitas
Deixe um comentário