A peemedebista Rosinha Garotinho venceu o segundo turno das eleições em Campos dos Goytacazes (RJ). Em um pleito polêmico, recheado de reviravoltas jurídicas, Rosinha foi eleita com 135.955 votos (54,47% do total). Seu adversário na disputa, o deputado Arnaldo Vianna (PDT), acabou com 113.638 sufrágios (45,53%).
Desde o começo, a eleição em Campos esteve envolvida em polêmica. Vianna teve o registro de candidatura impugnado duas vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Na primeira vez, a decisão da corte local acabou invalidada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mandou o TRE-RJ reexaminar o processo (leia aqui).
Vianna teve o registro impugnado pois estava na lista de contas reprovadas do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) e do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo levantamento feito pelo Congresso em Foco (veja aqui), os dois respondem a processos na Justiça.
Rosinha tem contra si duas ações civis públicas e um processo sobre falso testemunho. Já Vianna tem mais pendências judiciais. No Tribunal de Justiça do Rio ele responde a nove ações civis públicas em primeira instância e outras duas em segunda. Deste total, três são por improbidade administrativa. (Mário Coelho)
Leia também
Deixe um comentário