Pela divisão combinada entre os líderes partidários, feita com base no critério da proporcionalidade conforme o tamanho das bancadas, o PMDB comandará três comissões. Além das comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Infraestrutura (CI), o partido presidirá a poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mas os nomes ainda não foram definidos. Estão na disputa pelo cargo Garibaldi Alves (PMDB-RN), Edison Lobão (PMDB-MA) e José Maranhão (PMDB-PB).
Leia também
O PT indicou o senador Paulo Paim (RS) para o comando da Comissão de Direitos Humanos (CDH), mas ainda enfrenta disputa interna pelo controle da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), cobiçada por Delcídio do Amaral (PT-MS) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).
O PSDB presidirá a Comissão de Relações Exteriores (CRE), que deve ser entregue ao senador Aloysio Nunes (SP). A Comissão de Meio Ambiente ficará com o senador Otto Alencar (PSD-BA).
Também devem ser confirmadas as indicações de Cristovam Buarque (PDT-DF) para a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT); Davi Alcolumbre (DEM-AP), para a de Desenvolvimento Regional (CDR), e Ana Amélia (PP-RS), para a Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já confirmou a indicação de João Alberto Souza (PMDB-MA) para o Conselho de Ética.
Deixe um comentário