Os candidatos Romário (Podemos), Eduardo Paes (DEM) e Anthony Garotinho (PRP) lideram a disputa para o governo do Rio de Janeiro, empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20). Romário tem 14% da intenção de voto. Paes e Garotinho têm 12%, cada.
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pela Editora Globo, editora do Jornal O Globo. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 39 cidades do estado, de 17 a 20 de agosto. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Abaixo dos três candidatos mais bem pontuados, seguem Tarcísio Motta (Psol), com 5%, Indio da Costa (PSD), com 3%, Pedro Fernandes (PDT), com 2%, e Márcia Tiburi (PT), também com 2%.
Depois, com 1% cada, aparecem André Monteiro (PRTB), Dayse Oliveira (PSTU), Marcelo Trindade (Novo) e Wilson Witzel (PSC). O candidato do PCO, Luiz Eugênio, não chegou a 1%.
Os eleitores que votariam branco ou nulo se a eleição fosse hoje somaram 35%. Aqueles que não sabem ou que não responderam são 11% dos entrevistados.
Cenário espontâneo
Quando os entrevistados respondem em quem votariam espontaneamente, sem que o pesquisador apresente qualquer relação de nomes, Garotinho aparece numericamente à frente, com 6%, mas empatado na margem de erro com Romário (5%) e Paes (4%).
Leia também
Tarcísio Motta foi mencionado por 2%. Pedro Fernandes, Márcia Tiburi, Marcelo Trindade e Wilson Witzel tiveram 1% das citações. Indio da Costa, André Monteiro e Dayse Oliveira não atingiram 1%, e 2% dos eleitores escolheram outros nomes.
Brancos ou nulos tiveram 34%. Não sabem ou não responderam, 44%. O candidato Luiz Eugênio não foi citado.
Garotinho é o mais rejeitado
Na pesquisa sobre a taxa de rejeição dos candidatos, na qual o eleitor responde em quem não votaria de jeito nenhum, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho tem 55%. Em seguida, vem Eduardo Paes, rejeitado por 38% do eleitorado. Romário não seria votado por 23% dos entrevistados.
A rejeição de Indio da Costa é de 18%. Tarcísio Motta tem 12%, Márcia Tiburi, 11%, Pedro Fernandes e Marcelo Trindade, 10%, cada. O candidato Luiz Eugênio é rejeitado por 9%. Com 8% de rejeição cada, estão André Monteiro, Dayse Oliveira e Wilson Witzel.
Apenas 1% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos, e 15% não sabem ou não responderam.
A pesquisa Ibope foi registrada no TRE sob o nº RJ-03249/2018 e no TSE sob o nº BR-00596/2018.
A minha vontade inicial era criticar o eleitor fluminense, mas, cá entre nós, esse fenômeno da bandidagem tomando conta da política é nacional. O brasileiro, que, afinal de contas, também é bandido, está otimamente representado. Não existe povo honesto e político bandido. É disso que o brasileiro gosta. É isso que o brasileiro vai continuar tendo.
Temo pelo futuro do Rio depois do que vi nessa pesquisa. Olha o nível dos candidatos. Um chuteira, um político profissional e um condenado.
Como tem otário no Rio.
Garotinho?? O chorão???
Pelamordedeus. Acordem!
O governador do Rio de Nojeira que será eleito será aquele que as “facções do narcotráfico” apoiar, e depois “receber apoio” ou alguém tem dúvida?