O ministro da Justiça, Tarso Genro, ressaltou hoje (28) que a Justiça Eleitoral pode requisitar a presença da Força Nacional de Segurança no Rio de Janeiro. O governo fluminense e a prefeitura carioca também podem solicitar esse reforço na segurança. Segundo Tarso, a situação de insegurança no Rio já atinge a esfera político-eleitoral.
“O combate ao crime organizado em certos lugares onde há ausência do Estado é questão política chave, porque quando o crime se encontra com a política a situação fica mais complexa e mais difícil de resolver”. A afirmação foi feita pelo ministro logo após participar do encontro com gestores estaduais do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).
A preocupação com a segurança durante as eleições no Rio já está na pauta do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto. O ministro deve se encontrar hoje com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Raul Jungmann (PPS-PE), e com o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, para discutir a proposta de criar uma força-tarefa para impedir a influência do tráfico e das milícias do estado nas eleições. (Tatiana Damasceno)
Deixe um comentário