O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) acaba de fazer seu primeiro discurso como presidente do Senado. Com poucas palavras, ele reiterou seu compromisso de dar mais autonomia, modernidade e transparência ao poder. Além disso, garantiu que as decisões serão tomadas de forma "coletiva, e não serão, como nunca foram, verticalizadas".
Reeleito, Renan terá mais dois anos à frente do Senado e promete aprofundar o caráter formulador dos senadores nas "grandes questões nacionais". No discurso, ele também afirmou a necessidade de uma revisão nas parcerias público-privadas e uma "análise mais efetiva dos vetos presidênciais".
O presidente ainda agradeceu aos senadores e à população, encerrando seu discurso enfatizando a necessidade de melhoria da qualidade de vida da população nas diversas áreas sociais, como educação, saúde, segurança e emprego.
Antes de encerrar a segunda reunião preparatória realizada hoje pelo Senado, ele convocou a terceira reunião para as 15h30, na qual serão eleitos os demais integrantes da Mesa Diretora. Chamam-se de reuniões preparatórias as sessões realizadas pelo Senado no início da legislatura. Na primeira reunião, presidida por Renan, foram empossados os 27 novos senadores. Na segunda, aberta por Renan, presidida em seguida por Efraim Moraes (PFL-PB) e encerrada por Renan, houve a eleição e a posse do presidente. (Severino Motta)
Deixe um comentário