Um dia depois de empossar cinco novos ministros e confirmar a permanência de Guilherme Cassel à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o presidente Lula confirmou hoje (30) que a reforma ministerial está concluída. A declaração do presidente foi feita durante rápida conversa com jornalistas em Recife, onde ele participou de um evento do programa ProJovem.
Dizendo-se animado com a formação da coalizão governista, Lula disse que vai apresentar um programa de políticas sociais e de segurança assim que o Congresso aprovar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Vamos ter um conjunto de obras a serem concluídas em quatro anos que vão dar ao Brasil uma sustentabilidade que o país não tinha", disse o presidente.
Com as 12 alterações feitas em relação ao primeiro mandato, Lula contempla 11 partidos políticos da coalizão governista. O PT continua a ser o partido com o maior número de ministros (18), mas perdeu a Secretaria de Relações Institucionais para Walfrido Mares Guia (PTB).
Leia também
O PMDB foi a legenda que mais se fortaleceu na reforma, ao aumentar de dois para cinco o número de ministérios sob seu controle: Comunicações, Minas e Energia, Saúde, Integração Nacional e Agricultura. (Edson Sardinha)
Deixe um comentário