Segundo a agência Efe, os helicópteros brasileiros que transportarão nesta madrugada a missão humanitária que recolherá seis reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chegaram ontem (31) à cidade colombiana de Florencia, capital do departamento de Caquetá.
A informação foi confirmada, diz a Efe, pelo porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Colômbia, Yves Heller. Segundo a reportagem, ele declarou ao canal RCN Televisão que os aparelhos aterrissaram por volta das 19h, 22h pelo horário de Brasília, no aeroporto de Florencia, localizado a 400 quilômetros ao sul da capital Bogotá.
De acordo com a Efe, as aeronaves são da marca Cougar de matrícula privada, forncecidas pelo governo do Brasil. "Os helicópteros partirão esta madrugada para um lugar da selva colombiana próximo a essa cidade para recolher três policiais e um militar sequestrados pelas Farc", diz o texto.
"Há uma boa notícia. Os dois helicópteros chegaram a Florencia como estava previsto. No domingo saem ao ponto da libertação, depois viajarão para Villavicencio, onde acontece a entrega oficial", declarou Heller à Efe.
Leia também
Villavicencio é a capital do departamento de Meta e fica a cerca de 120 quilômetros ao leste de Bogotá. Neste local, vão aguardar o fim da missão parentes dos reféns e a imprensa à espera de receber os primeiros libertados de um grupo de seis.
Os liberdados, segundo informou as Farc, são o ex-governador de Meta Alan Jara, sequestrado em 2001, e o ex-deputado de Valle del Cauca Sigifredo López, refém do grupo desde 2002. Além deles, a missão que conta com ajuda do governo brasileiro pretende libertar quatro soldados do exército colombiano. Nos helicópteros estão três delegados da Cruz Vermelha e cinco tripulantes brasileiros. (Lúcio Lambranho)
Deixe um comentário