A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física para 2008, ano-base 2007, terá novas regras. A informação é da Receita Federal, que definiu normas e prazos para a prestação de contas – começa no dia 3 de março e vai até 30 de abril. Entre as novidades anunciadas estão a informação obrigatória do número da declaração do ano anterior e restrições à entrega de formulário físico (papel).
No ano passado, cerca de 23,5 milhões de contribuintes fizeram a declaração regularmente. Para 2008, a estimativa da Receita é de que esse número aumente em um milhão de pessoas. Em 2007, 304 mil pessoas fizeram a declaração por formulário de papel, o que equivale a quase 2% das entregas.
Além da internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/), a declaração pode ser feita por meio das agências da Receita Federal; gravadas em disquetes e entregues gratuitamente em agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal; ou em formulário de papel nas agências do Correios, mediante pagamento de taxa de R$ 3,50. Já a partir do dia 3 de março os contribuintes podem tirar suas dúvidas por telefone, gratuitamente (0300-7890300). (Fábio Góis)
Deixe um comentário