O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciou que o reajuste no salário de quase 800 mil servidores públicos federais poderá sair na semana que vem, provavelmente por meio de uma medida provisória. O ministro não detalhou quais seriam os percentuais do aumento. Com o clima mais ameno no Congresso sobre as MPs, o governo deve enviar ao Legislativo a medida nos próximos dias. O benefício vai atingir 17 categorias de funcionalismo público.
“Eu falei com o presidente e ele concorda que seja por Medida Provisória, então deve ser por Medida Provisória”, afirmou Bernardo.
O reajuste foi anunciado pelo governo no mês de março e Paulo Bernardo chegou até a afirmar que ele não seria enviado por MP (leia). O ministro participou pela manhã no Senado de um debate na Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA).
Contas tipo B
O ministro confirmou o fim das contas tipo B em julho e afirmou que ainda há gastos na ordem de R$ 1 bilhão anuais, nas três esferas do poder. “Se fizermos um levantamento, terá R$ 1 bilhão de gastos das contas tipo B, que estão escondidas em gavetas. O que precisamos é colocar transparência total. Vamos botar tudo na internet. Você já ouviu falar em CPI de conta tipo B? Não tem. Queremos 100% de transparência e conta tipo B é zero transparência”, afirmou.
Leia também
Paulo Bernardo também comentou o desempenho da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff no Senado ontem. “Houve uma discrepância muito grande, porque a ministra veio discutir o país e a oposição quis discutir miudezas”, respondeu. (Tatiana Damasceno)
Deixe um comentário