O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) entrou em contato com o Congresso em Foco para esclarecer que já justificou suas quatro ausências às 71 sessões deliberativas realizadas pela Câmara no primeiro semestre deste ano. De acordo com levantamento realizado por este site (leia mais), apenas uma das justificativas do parlamentar já havia sido lançada na internet, até o último dia 25, no sistema de acompanhamento de assiduidade disponível no portal da Câmara dos Deputados.
Para ter acesso aos dados, o eleitor precisa acessar a página de cada um dos 513 deputados federais. Por isso, com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre o comparecimento dos parlamentares, desde 2004 (quando o site foi criado) o Congresso em Foco agrega todas as informações oficiais, possibilitando à população avaliar não só a assiduidade dos deputados individualmente como também de suas bancadas partidárias, dos seus estados e do conjunto da Casa (veja, por exemplo, a assiduidade acumulada na legislatura 2003/2007).
Leia também
O deputado Raimundo Gomes de Matos enviou documentos à redação demonstrando que justificou todas as ausências que teve no primeiro semestre. A primeira, em 31 de maio, foi em decorrência de sua participação como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, no Encontro Regional do Colégio Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas), em Recife.
Em 4 de junho, faltou novamente para participar do lançamento da Frente Ceará Pró-Siderúrgica, que reuniu entidades empresariais, representantes da sociedade civil e órgãos governamentais para discutir a viabilização da instalação de uma siderúrgica no Ceará.
No dia 3 de julho, o deputado estava em missão oficial, representando a Câmara do Deputados na cerimônia de abertura da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Fortaleza. E sua última ausência, em 17 de julho, foi justificada pela participação do lançamento do Cartão Coorporativo Fecomércio, também no Ceará.
Ontem à tarde, essa última falta ainda aparecia sem justificativa no portal da Câmara. A demora para lançamento das justificativas decorre do grande número de pedidos apresentados pelos parlamentares para abonar suas ausências – que ficam sujeitas a desconto no salário. (Ana Paula Siqueira e Sylvio Costa)
Deixe um comentário