O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) está reunido neste momento com integrantes do Conselho de Ética do Senado para decidir o nome do relator que deve analisar, em conjunto, duas representações por quebra de decoro parlamentar contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
O encontro acontece logo após Quintanilha, presidente do colegiado, ter recebido verbalmente a permissão dos integrantes do conselho jurídico da Casa para a união das ações.
O nome do relator, segundo a assessoria do parlamentar, já teria sido escolhido e deve ser divulgado ainda hoje. No entanto, a votação do relatório no conselho ainda não tem prazo definido.
Acusações
Após ser absolvido da acusação de ter despesas pessoais pagas por um lobista, Renan ainda responde a três processos no Conselho de Ética do Senado.
Na segunda representação, cujo relator é o senador João Pedro (PT-AM), o alagoano é acusado de ter favorecido uma cervejaria com dívidas no INSS. Já na terceira, Renan é acusado de usar laranjas para comprar empresas de comunicação em Alagoas; e na quarta, de ser beneficiário de um suposto esquema de desvio de verbas de ministérios controlados pelo PMDB. Essas duas representações terão um único relator. (Erich Decat)
Leia também
Deixe um comentário