O líder do PT na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (RS), desafiou o candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin, a se manifestar sobre o aumento de 16,6% aos aposentados e pensionistas do INSS aprovado hoje na Câmara.
A aprovação da medida foi uma derrota para o governo e contou com a participação de deputados do PSDB e PFL. Por 274 votos a 5, o Plenário da Câmara aprovou a emenda à Medida Provisória 288/06 que concede o mesmo reajuste dado ao salário mínimo aos vencimentos de aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Com a aprovação da emenda, foi encerrada a votação da MP, que agora será analisada pelo Senado.
De acordo com o Ministério do Planejamento, o impacto de R$ 18 bilhões que o aumento provocará nas contas do governo não está previsto no orçamento de 2006.
"Gostaria de consultar o candidato Alckmin para saber se ele quer que o presidente Lula sancione esse aumento. Se houver um acordo entre todos os candidatos à Presidência da República ele [Lula] irá sancionar", provocou Fontana.
Leia também
Deixe um comentário