O Partido dos Trabalhadores divulgou nota neste domingo (4) classificando os ataques de Israel na Faixa de Gaza como “criminosos”. De acordo com a nota petista, as ações militares do Estado judeu “só podem ser caracterizados como terrorismo de Estado”.
“Atentados não podem ser respondidos através de ações contra civis. A retaliação contra civis é uma prática típica do exército nazista: Lídice e Guernica são dois exemplos disso”, afirma a nota.
Segundo o documento, assinado pelo presidente da legenda, deputado Ricardo Berzoini (SP), os ataques israelenses vão “alimentar o ódio popular e as fileiras de todas as organizações que lutam contra os EUA e seus aliados no Oriente Médio, aumentando a tensão mundial”.
“O Partido dos Trabalhadores soma sua voz à condenação dos ataques que estão sendo perpetrados pelas forças armadas de Israel contra o território palestino e convoca seus militantes a engrossarem as manifestações contra a guerra e pela paz que estão sendo organizadas em todo o Brasil e no mundo”, complementa a nota, ressaltando o apoio da legenda à causa palestina.
Leia também
Por sua vez, o Itamaraty divulgou nota nesse sábado na qual afirma que o governo brasileiro “deplora” a invasão terrestre da Faixa de Gaza pelo Exército de Israel. (leia mais)
A incursão israelense por terra na Faixa de Gaza teve início ontem. O objetivo, segundo autoridades do Estado judeu, é controlar áreas em Gaza onde seriam disparados foguetes contra o território israelense. O governo israelense também afirmou que a ação por terra vai durar dias e que já está mobilizando milhares de reservistas.
Estima-se que, até o momento, 500 palestinos foram mortos. Entre eles, 100 seriam civis. Por sua vez, Israel admitiu a primeira baixa em seu Exército. (Rodolfo Torres)
Confira a íntegra da nota do PT
PT condena ataques criminosos
Os ataques do exército de Israel contra o território palestino, que já causaram milhares de vítimas e centenas de mortes, além de danos materiais, só podem ser caracterizados como terrorismo de Estado.
Não aceitamos a "justificativa" apresentada pelo governo israelense, de que estaria agindo em defesa própria e reagindo a ataques.
Atentados não podem ser respondidos através de ações contra civis. A retaliação contra civis é uma prática típica do exército nazista: Lídice e Guernica são dois exemplos disso.
O governo de Israel ocupa territórios palestinos, ao arrepio de seguidas resoluções da ONU. Até agora, conta com apoio do governo dos Estados Unidos, que se realmente quiser tem os meios para deter os ataques.
Feitos sob pretexto de "combater o terrorismo", os ataques de Israel terão como resultado alimentar o ódio popular e as fileiras de todas as organizações que lutam contra os EUA e seus aliados no Oriente Médio, aumentando a tensão mundial.
O Partido dos Trabalhadores soma sua voz à condenação dos ataques que estão sendo perpetrados pelas forças armadas de Israel contra o território palestino e convoca seus militantes a engrossarem as manifestações contra a guerra e pela paz que estão sendo organizadas em todo o Brasil e no mundo.
O PT reafirma, finalmente, seu integral apoio à causa palestina.
Ricardo Berzoini
Presidente nacional do PT
Valter Pomar
Secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores
Deixe um comentário