No mesmo dia em que ratificou o veto à aliança com PSDB e PSB em Belo Horizonte (MG), a Executiva Nacional do PT anunciou hoje (26) a parceria do partido em dez municípios com o mesmo PSDB, além de outros duas legendas oposicionistas: DEM e PPS. A decisão da cúpula petista, que se reúne neste momento em Brasília, foi justificada sob o argumento de que a corrida eleitoral na capital mineira tem implicações diretas nas eleições presidenciais de 2010, ao contrário do que ocorre nos outros municípios.
Na reunião de hoje, a executiva petista examinou a possibilidade de aliança em 15 municípios com PSDB, DEM e PPS, legendas que exercem firme oposição ao governo Lula em âmbito nacional. Na próxima sexta-feira (30) e no dia seguinte, a Executiva Nacional do PT volta a se reunir para receber recursos apresentados pelos diretórios estaduais, nos casos em que sejam consideradas impróprias as alianças autorizadas hoje.
Em Palmas (TO) e Montes Claros (MG), a parceria foi autorizada com o PPS; já em Nova Friburgo (RJ), Criciúma (SC), Itajaí (SC) e Linhares (ES) a aliança se dará com o PSDB; com o DEM, Guarujá (SP) e Canoas (RS), além de uma aliança PT-PSDB-DEM em São Vicente (SP) e Cáceres (MT). Além de Belo Horizonte, o comando petista desautorizou alianças com o PSDB em Cabo Frio (RJ), Açailândia (MA), Cláudia (MT) e Xanxerê (SC). (Fábio Góis)
Deixe um comentário