Na véspera do prazo final para que os candidatos às eleições de 2006 troquem de partido, cinco ex-petistas se filiaram ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Os deputados Ivan Valente (SP), Chico Alencar (RJ), Orlando Fantazzini (SP), Maninha (DF) e João Alfredo (CE) passam a fazer parte da bancada do recém-criado partido, que agora conta com dois senadores e sete deputados.
Até então, o PSOL ocupava apenas duas cadeiras na Câmara, com Luciana Genro (RS) e Babá (PA), e duas no Senado, com Heloísa Helena (AL) e Geraldo Mesquita Junior (AC). Os deputados foram apresentados na manhã desta quinta-feira pela senadora, que preside o partido.
Dissidência do PT, o PSOL começou a ser formado em 14 de dezembro de 2004, precisamente um ano depois de Heloísa Helena, Luciana Genro e Babá terem sido expulsos do partido. Juntamente com o deputado João Fontes (SE), hoje no PDT, eles foram postos pra fora do Partido dos Trabalhadores, acusados de desobedecerem as orientações partidárias e de fazerem críticas ao governo federal.
O êxodo de militantes do PT rumo ao PSOL entrou em uma segunda fase após o surgimento de denúncias do esquema do “mensalão”, em meados de julho. O PSOL conseguiu seu registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 15 de setembro deste ano, e está, assim, apto a disputar as próximas eleições.
Leia também
Deixe um comentário