Por meio de nota oficial, o senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado, classificou hoje (2) como “protelatória” a possibilidade de o presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), remeter à Mesa da Casa o processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso. (leia mais)
De acordo com Virgílio, caso o processo contra Renan seja remetido à Mesa Diretora do Senado, ela retiraria do Conselho de Ética “o que lhe resta de credibilidade”. O líder tucano complementa que o seu partido “exige investigação séria e transparente, garantindo-se ao acusado o mais amplo direito de defesa”. (Rodolfo Torres)
Leia abaixo a íntegra da nota
NOTA DA LIDERANÇA DO PSDB
"Diante de rumores de que o presidente do Conselho de Ética, Senador Leomar Quintanilha, estaria pretendendo remeter à Mesa Diretora do Senado Federal o processo relativo ao Senador Renan Calheiros, ou até levá-lo ao Supremo Tribunal Federal, o PSDB entende que essa medida seria meramente protelatória.
Leia também
A concretizar-se, desestabilizaria aquele Conselho, retirando-lhe o que lhe resta de credibilidade. O Procurador-Geral da República já afirmou que é o Conselho de Ética e, após, se for o caso, o Plenário, que julga questões de decoro parlamentar.
O PSDB não se afastará um milímetro de sua posição: exige investigação séria e transparente, garantindo-se ao acusado o mais amplo direito de defesa. Amanhã, a Bancada do partido no Senado se reunirá, às 10 horas, no Gabinete da Liderança, com a participação dos Líderes do PSDB e da Minoria na Câmara, deputados Antonio Carlos Pannunzio e Júlio Redecker, para tomar decisão firme. O PSDB exige que o Senador Renan Calheiros se submeta a julgamento no Conselho de Ética.
É a grande oportunidade que tem de se defender. Caso contrário, poderá sofrer condenação pela opinião pública. E crise poderá aprofundar-se, carregando com ela toda a instituição parlamentar, que nos empenhamos em defender."
Brasília, 2 de julho de 2007
Senador Arthur Virgílio
Líder do PSDB
Deixe um comentário