O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pela condução da Operação Satiagraha, não deve prestar depoimento amanhã na CPI dos Grampos. A informação foi confirmada há pouco ao Congresso em Foco pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). O congressista não precisou quando será o novo depoimento do delegado federal.
De acordo com o parlamentar tucano, Protógenes entrou em contato com a secretaria da CPI para pedir o adiamento do seu depoimento no colegiado. Ainda segundo o parlamentar paranaense, o pedido oficial de adiamento ainda não chegou à secretaria da CPI.
A Operação Satiagraha foi responsável pela prisão do banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, do investidor Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Eles são acusados de diversos crimes financeiros, como lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas; além de formação de quadrilha. Após as prisões, Protógenes foi afastado do caso. Atualmente o delegado participa de um curso de especialização em Brasília.
Leia também
Dantas vai depor na CPI no dia 13 de agosto. Os parlamentares querem ouví-lo a respeito de supostos grampos clandestinos. Além disso, a oposição deve aproveitar para esclarecer a relação do banqueiro com o ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) e o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Por sua vez, o juiz Fausto de Sanctis, que autorizou as prisões da Operação Satiagraha, vai depor no colegiado no próximo dia 12. (Renata Camargo e Rodolfo Torres)
Deixe um comentário