O delegado Protógenes Queiroz foi afastado hoje (24) da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal. Ele havia se licenciado para fazer um curso de especialização para delegados na escola superior da PF, em Brasília, e, ao retomar nesta segunda-feira às atividades no órgão, foi comunicado de seu afastamento.
Protógenes era o responsável pela Operação Satiagraha desde abril de 2005, depois que veio à tona o esquema de compra de apoio político no Congresso que ficou conhecido como mensalão. A Satiagraha investiga um bilionário esquema de movimentações financeiras criminosas, que teria o grupo Opportunity como epicentro.
Deflagrada em julho deste ano, a operação levou à cadeia, entre outros, o economista Daniel Dantas, dono do Opportunity; o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta; e o investidor Naji Nahas. Entre outros crimes, eles foram acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Dantas responde ainda por tentativa de suborno a agentes da PF com o intuito de ser excluído das investigações da Satiagraha.
Leia também
O afastamento de Protógenes foi comunicado pelo diretor de Inteligência da PF, Daniel Lorenz. Protógenes foi orientado a procurar, no prazo mínimo de 15 dias, o Departamento de Recursos Humanos do órgão para saber em que divisão será lotado a partir de hoje. Afastado em caráter definitivo da Satiagraha, Protógenes foi substituído pelo delegado Ricardo Saadi, que já pediu mais tempo para estudar o material investigativo. (Fábio Góis)
Deixe um comentário