O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, disse hoje (13), ao chegar para um encontro com o ministro Guido Mantega no Ministério da Fazenda, que as propostas do governo federal na área fiscal serão apresentadas amanhã, a partir das 9h, ao presidente Lula, durante reunião de coordenação política. No entanto, o ministro não confirmou se as medidas serão anunciadas amanhã.
Também estão presentes ao encontro o secretário-executivo da pasta, Bernard Appy; o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; e o secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall. "A idéia basicamente é ter um conjunto de medidas que permita que a despesa cresça menos que o Produto Interno Bruto e com isso abra espaço para um pouco mais de recursos para investimento público e também para fazer desonerações", disse o ministro.
De acordo com Paulo Bernardo, as medidas terão por objetivo impedir que o crescimento das despesas continue superando a taxa de elevação do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o ministro, um crescimento menor das despesas geraria sobra de recursos para investimentos e redução de impostos.
Paulo Bernardo também afirmou que todas as medidas que estão sendo avaliadas pelo governo federal já foram discutidas na imprensa. "Tudo o que estamos fazendo já foi discutido". O ministro do Planejamento afirmou que estão sendo avaliadas medidas na área de gestão, investimentos, desonerações e tributárias.
Leia também
Deixe um comentário