O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, destacou a generosa acolhida do povo brasileiro durante as comemorações do centenário da imigração japonesa, e disse estar “emocionado” com a visita ao país. “Vi com meus olhos os japoneses trabalhando a terra no Brasil, o que me deixou muito emocionado”, afirmou.
Ele agradeceu o convite do governo brasileiro e discursou para uma platéia formada por descendentes de japoneses e deputados brasileiros. Naruhito participou há pouco de uma sessão solene na Câmara para celebrar os 100 anos de relação entre os dois países.
Por sua vez, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), agradeceu a “valiosa” contribuição dos japoneses em setores fundamentais para o crescimento do Brasil, como agricultura, comércio, ciência, cultura, religião e tecnologia.
Ao final do discurso de Chinaglia, Naruhito ouviu a gravação de um discurso do seu pai, o então príncipe herdeiro e hoje imperador Akihito, em visita ao Parlamento brasileiro na década de sessenta. “Essa foi uma forma que encontramos de dizer o quanto a sua presença é importante”, afirmou Chinaglia.
Leia também
Antes de chegar à Câmara, o príncipe herdeiro japonês foi recepcionado pelo presidente Lula e pelo presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). Naruhito também participará de homenagens em São Paulo e no Paraná, estados com grande número de descendentes de japoneses. Os governos brasileiro e japonês designaram 2008 como o "Ano do Intercâmbio Brasil-Japão". (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário