Rodolfo Torres
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PR-BA), avisou nesta segunda-feira (11) que substituirá o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), relator do caso Edmar Moreira no colegiado.
“Já tenho dois nomes conversados e que aceitaram ser [o relator]”, admitiu o parlamentar baiano. José Carlos deve anunciar o novo relator nesta terça-feira (12), quando o Conselho de Ética se reúne a partir das 15h30.
Caso o novo relator peça prazo para estudar o processo, o depoimento de Edmar Moreira (sem partido-MG), previsto para a quarta-feira (13), será adiado. Edmar ficou conhecido por construir um castelo no interior de Minas Gerais.
Por sua vez, Sérgio Moraes avisou que pretende ingressar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para permanecer como relator do processo no qual Edmar Moreira é acusado de irregularidades no uso da verba indenizatória.
Polêmica
A polêmica envolvendo o deputado Sérgio Moraes ocorreu na semana passada, quando ele, após indicar que absolveria Edmar, chegou a afirmar a jornalistas: “Estou me lixando para a opinião pública. Até porque parte da opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, mas a gente se reelege”.
Após a repercussão negativa, o petebista afirmou se tratar de mau entendido.
Contudo, as explicações de Sérgio Moraes não convenceram alguns deputados. Antes de o presidente do Conselho de Ética anunciar a saída do parlamentar gaúcho, a deputada Solange Amaral (DEM-RJ) apresentou uma representação contra ele no colegiado exigindo sua saída.
“Acho que uma pessoa que faz as declarações que o deputado fez não tem qualquer condição de ser relator de um caso complicado, difícil”, disse a deputada. (leia mais)
Leia também
Deixe um comentário