Restando sete dias para o encerramento da votação na internet, o Prêmio Congresso em Foco 2008 já superou a marca dos 500 mil votos, distribuídos entre os 42 finalistas. Às 13h05 desta quinta-feira (13), estão computados exatamente 525.843 votos.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) lideram a disputa pelo título de parlamentar mais bem avaliado em 2008, no Senado e na Câmara, respectivamente. Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) é o mais votado na categoria de parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção, uma das novidades desta terceira edição.
Os números registrados até aqui representam mais que o dobro do acumulado no ano passado, quando os 41 finalistas receberam, ao todo, 241.750 votos.
Mas a ordem de classificação ainda pode mudar, já que o leitor tem até o dia 20 de novembro para julgar a atuação dos parlamentares.
Acompanhe o resultado parcial da votação em tempo real
Leia também
No Senado, ocupam as cinco primeiras colocações os senadores Alvaro Dias, com 40.329 votos, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), com 22.318, Pedro Simon, com 15.298, Eduardo Suplicy (PT-SP), com 14.020, e Cristovam Buarque (PDT-DF), com 13.843 votos.
Já na Câmara, os cinco mais votados até o momento são: José Carlos Aleluia, com 33.464 votos, Fernando Gabeira (PV-RJ), com 26.111, Luciana Genro (Psol-RJ), com 21.396, Gustavo Fruet (PSDB-PR), com 17.170, e Rita Camata (PMDB-ES), com 16.590 votos.
Na disputa pelo título de parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção, os cinco finalistas aparecem com a seguinte votação: Pedro Simon, 34.479 votos, Demóstenes Torres (DEM-GO), 23.022, Gustavo Fruet, 13.991, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), 12.162, e Flávio Dino (PCdoB-MA), 8.098 votos.
Votação
Cabe ao internauta decidir qual deles será o vencedor, que receberá uma placa no dia 1º de dezembro, quando também serão premiados os deputados e senadores que mais bem exerceram o mandato na avaliação do leitor deste site. Ainda serão homenageados os mais bem avaliados pelos jornalistas: Gustavo Fruet e Cristovam Buarque.
A cada leitor é permitido votar somente uma vez, escolhendo até cinco senadores e no máximo dez deputados. Já para a eleição do parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção, está autorizada apenas uma escolha. Os votos terão de ser confirmados por meio de link encaminhado automaticamente ao endereço eletrônico informado pelo internauta.
Premiação
Patrocinado pela Brasil Telecom e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2008 tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Ambev, do Sindilegis e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
Em sua terceira edição, o prêmio pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes.
Todos os pré-selecionados receberão o Prêmio Congresso em Foco 2008, em cerimônia a ser realizada no dia 1º de dezembro em Brasília. Os 42 finalistas foram pré-selecionados por 204 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado, de acordo com a votação na internet, receberão um troféu. Os classificados entre a quarta e a décima posição em cada Casa legislativa (Câmara ou Senado) receberão placas de homenagem (saiba mais sobre o prêmio). (Edson Sardinha)
Deixe um comentário