Edson Sardinha
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), recomendou nesta manhã à população da cidade que não saia de casa nesta terça-feira por causa das fortes chuvas que castigam a capital fluminense desde ontem à noite. Paes pediu ainda aos moradores que só telefonem para a Defesa Civil em caso de extrema gravidade. Pelo menos oito pessoas morreram na capital em função do temporal. Em todo o estado, a Defesa Civil conta 31 mortes desde o início da noite de ontem.
“Nosso apelo é para que as pessoas permaneçam em casa, não saiam de casa, não levem seus filhos ao colégio”, disse Eduardo Paes em entrevista ao Bom Dia, Brasil.”Todas as vias importantes da cidade estão interrompidas por alagamentos. É um risco enorme para qualquer pessoa tentar atravessar esses alagamentos”, acrescentou.
Como medida de segurança, as escolas públicas suspenderam as aulas. “Nesse primeiro momento, o que estamos pedindo é que as pessoas não se desloquem para que os órgãos públicos possam se deslocar e cumprir com sua função. Enquanto a chuva não baixar, é fundamental que as pessoas não congestionem as ruas da cidade. Não adianta insistir, não vai ser bem sucedido.”
Segundo a Defesa Civil Municipal, existe risco de deslizamentos em todas as regiões da cidade. Um deslizamento de terra no Morro do Borel, na Tijuca, deixou três mortos e 12 feridos. Há casos de desabamentos no Recreio dos Bandeirantes, no Rio Comprido e na Vila Isabel. O tráfego na Ponte Rio-Niterói ficou interditado até as 9h, quando o trânsito foi liberado nos dois sentidos. Diversos pontos da cidade registram alagamento. O Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, opera por instrumentos. O Aeroporto Santos Dumont está fechado, de acordo com a GloboNews.
Deixe um comentário