Uma reunião entre os pré-candidatos à presidência, deputado Roberto Freire (PPS-PE), e senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Heloisa Helena (Psol-AL), com a participação da bancada do PV na Câmara, selou acordos para atuação conjunta desses partidos no Congresso e apresentar uma proposta alternativa à bipolarização PT e PSDB/PFL.
Apesar da dificuldade das alianças, por conta da manutenção da verticalização eleitoral, não está descartada a hipótese de candidatura presidencial única para representar as quatro forças. No encontro, ficou acertado que o grupo entregará ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, cópias dos processos de deputados cujas cassações foram recomendadas pelo Conselho de Ética, mas que acabaram absolvidos pelo Plenário.
O presidente do PPS disse, sobre a eventual união desse bloco, que “a sociedade brasileira já pressiona por uma candidatura com perfil de esquerda, que quebre a polaridade PT versus PSDB/PFL”. “Quem não ouve, diariamente, as pessoas reclamando que não têm em quem votar, que não querem mais o PT, nem o PSDB ou o PFL? Esse é o maior sinal de que a experiência de ambos os governos foi desastrosa, de que essas forças falharam e decepcionaram milhões de cidadãos”, afirmou.
Leia também
As legendas decidiram formar um bloco extra-oficial para atuar no Congresso durante votações importantes. “Queremos ser uma força de oposição ao governo diferente de PSDB/PFL, marcando posição nas votações e nos discursos”, declarou Freire. “A longo prazo, temos mais convergências do que divergências no curto prazo”, enfatizou Cristovam Buarque.
Deixe um comentário