O Partido dos Trabalhadores oficializa hoje na convenção que o partido fará no Minas Tênis Clube de Brasília a campanha de Lula à reeleição, que terá como vice mais uma vez José Alencar (PRB). Ontem, o presidente Lula confirmou a jornalistas, que o acompanhavam na viagem à Chapecó (SC), que a chapa de 2002, Lula e Alencar, se repetirá nessas eleições.
Por 59 votos a favor e uma abstenção, o diretório nacional do PT aprovou nessa sexta-feira a dobradinha que deve representar o partido nas eleições presidenciais de outubro. A abstenção à chapa petista na votação de ontem ficou por conta de Markus Sokol, integrante da chamada "esquerda" do partido, que criticou a escolha de Alencar. "Isso sinaliza a continuidade da política do atual governo. Nós esperamos uma mudança. O Lula é candidato para quê? Para continuar o que está fazendo ou para retomar as aspirações populares que o elegeram em 2002?", questiona.
"Em time que está ganhando não se mexe. O José Alencar será o meu vice. Ele é um grande empresário e grande companheiro", disse o presidente, que preferiu anunciar logo o nome de Alencar para poupá-lo do desgaste que vinha sofrendo com as indefinições dos nomes para compor a chapa.
A repetição da chapa de 2002 veio depois de fracassadas tentativas do PT em conseguir apoio formal do PSB e PCdoB para as eleições deste ano. A idéia era levar o ex-ministro Ciro Gomes para a vaga de vice. Mas o PSB quer que ele seja candidato a deputado federal para levantar votos, garantir uma bancada maior na Câmara e passar com folga pela cláusula de barreira.
Leia também
O presidente do partido, Ricardo Berzoini, considerou a escolha acertada. "Esse era o caminho mais natural, que ainda não estava fechado porque outro partido poderia pleitear a vaga", disse antes do início da reunião do diretório nacional.
Deixe um comentário