A Polícia Federal prendeu na manhã de hoje, no Espírito Santo, 22 pessoas suspeitas de envolvimento com fraudes em importação de veículos de luxo. Segundo o site da Polícia Federal, a operação policial, batizada de “Titanic”, desarticulou uma "organização criminosa instalada no cais do porto de Vila Velha, especializada na importação subfaturada de veículos de luxo". Entre os detidos, está o filho do governador de Rondônia, Ivo Junior Cassol.
Os presos responderão por evasão de divisas, crime contra a ordem tributária e contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, entre outros.
Para a PF, aproximadamente 190 veículos chegaram ao Brasil de forma fraudulenta em 2007. O prejuízo causado é estimado em mais de R$ 7 milhões (desconsideradas as multas). "Entre os modelos importados estão Ferraris, Lamborghinis, Porsche, Nissan Infiniti, entre outros", diz a página da Polícia Federal.
A investigação, que contou com o apoio do Ministério Público, foi iniciada há um ano e apontou a participação de servidores públicos, uma empresa importadora capixaba, despachantes e intermediários; além de empresas exportadoras sediadas no Canadá e Estados Unidos. (Rodolfo Torres)
Leia também
Deixe um comentário