Pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo mostra que a disputa eleitoral para o governo do Rio pode ser definida apenas no segundo turno. Na nova sondagem, o senador Sérgio Cabral (PMDB) mantém os mesmos 41 pontos porcentuais da pesquisa anterior, divulgada dia 30. Mas, considerando apenas os votos válidos, ele baixou de 55% para 52%.
Como são necessários 50% dos votos válidos mais um para vencer no primeiro turno, e levando em conta que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, não há segurança para dizer que o peemedebista venceria na primeira rodada da eleição.
Em segundo lugar na pesquisa do Ibope, estacionado nos mesmos 17 pontos porcentuais de uma semana atrás, aparece o também senador Marcelo Crievella (PRB). A deputada Juíza Denise Frossard, terceira colocada, teve leve oscilação, passando de 12 para 13 pontos, dentro da margem de erro. A pesquisa anterior registrara significativo aumento nas intenções de voto para a juíza, que passara de 8 para 12 pontos.
Num eventual segundo turno, Cabral poderia derrotar com tranqüilidade seus adversários, segundo a pesquisa Ibope. Ele venceria a disputa com Crivella ou Denise por 51% a 21%.
Leia também
Em relação à vaga no Senado, a disputa no Rio continua acirrada. A deputada Jandira Feghali (PCdoB) ainda se mantém na liderança, tendo passado de 23 para 27 pontos porcentuais no espaço de uma semana. O seu principal oponente, o deputado Francisco Dornelles (PP), não parou de crescer na preferência dos eleitores. Depois de saltar de 12 para 21 pontos porcentuais na última semana de agosto, agora aparece com 23%.
A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 5 e 7 de setembro e ouviu 1.806 eleitores em 42 municípios do Rio.
Deixe um comentário