Rodolfo Torres
A Polícia Militar do Distrito Federal retirou neste sábado (10) cerca de 200 índios que estavam acampados desde janeiro num gramado na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional. A ação começou por volta das 6h. Três pessoas foram presas por resistirem à desocupação.
A retirada foi determinada pela 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. De acordo com nota da Fundação Nacional do Índio (Funai), as negociações foram esgotadas e a ação foi necessária. Os indígenas protestam contra mudanças administrativas na Funai.
A fundação destaca que ofereceu transporte, alimentação e estadia em hotéis para os índios que moram longe de Brasília até o retorno às suas aldeias.
De acordo com o índio Carlos Pankararu, a polícia não apresentou o mandado de retirada expedido pela Justiça. “A polícia usou de violência. Vivemos em um mundo em que não temos direito a nada. O governo brasileiro tem violado nossos direitos”, afirmou à Agência Brasil. Ele destacou que os índios vão acampar em frente ao prédio da Funai.
Leia também
Deixe um comentário