O ministro da Defesa, Nelson Jobim, decidiu que a reforma definitiva na pista principal do aeroporto de Guarulhos será realizada a partir de março do próximo ano. A informação é da assessoria de imprensa do ministério.
Com a decisão, está afastada a alternativa de fazer uma reforma emergencial em Guarulhos. O aeroporto terá papel decisivo na nova engenharia aeronáutica brasileira após o desastre do Airbus da Tam no aeroporto de Congonhas.
Segundo estudos da Infraero, a obra de reforma em Guarulhos terá três etapas. O cronograma das obras dependerá de estudos finais da Infraero.
“Na primeira etapa, será reformado um terço da pista, em uma das cabeceiras, ficando o restante disponível para pousos e decolagens. Na segunda etapa, a parte concluída será reaberta e a obra passará a ser feita na outra cabeceira. A partir de março, será iniciada a fase final da obra, com a reforma do trecho central. Quando isso ocorrer, a pista deverá ser fechada, e os vôos que a utilizariam serão transferidos para o Aeroporto de Viracopos (Campinas)”, diz a assessoria da Defesa.
Leia também
O ministério diz que os vôos de Guarulhos para Viracopos não poderão ser transferidos neste momento porque o aeroporto de Campinas precisa de ampliação, “principalmente em terminal de passageiros”. “Mas essa ampliação deverá estar concluída até março, sendo feita simultaneamente à reforma de Guarulhos”. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário