Ao chegar ao Ministério do Planejamento, o deputado José Pimentel (PT-CE), relator da proposta orçamentária para 2008, disse que, apesar de ainda não haver um acordo, os recursos para as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) devem ser mantidos.
Segundo ele, o PAC poderá ter um “tratamento diferenciado”, assim como acontece hoje com os recursos previstos no Projeto Piloto de Investimentos (PPI). Criado em 2005, o PPI financia projetos de alto impacto econômico, mas dos quais o governo também espera elevado retorno fiscal. Por isso o projeto é tratado de forma diferente na Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO).
É justamente esse exemplo que o deputado José Pimentel pretende apresentar para tentar garantir as obras do PAC. Pimentel também reiterou também que a solução para recompor o Orçamento terá que ser dado dentro do Congresso. “Quem causou os problemas, foram os parlamentares. Cabe a nós, resolvê-los. Todos terão que dar a sua contribuição", afirmou.
O relator também deu a entender que os cortes de despesa com pessoal marcar o reajuste do Orçamento. Com isso, além do cancelamento de novas contratações, o governo deve limitar reajustes de salários dos servidores. (Soraia Costa)
Deixe um comentário