Rodolfo Torres
O Congresso dos Estados Unidos deve apoiar uma eventual cassação dos brevês dos pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, apontados como responsáveis pela queda do Boeing 737-800 da Gol, em setembro de 2006. A decisão cabe ao Federal Administration Aviation (FAA), órgão do governo americano equivalente à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e sai na próxima semana.
A avaliação é do deputado Milton Monti (PR-SP), membro da comitiva brasileira que está em Washington para pedir a punição dos pilotos. O parlamentar se diz “entusiasmado” com essa possibilidade. Segundo Monti, o órgão já cassou registros de pilotos por falhas técnicas que não acarretaram em acidentes.
Ele também destaca a receptividade e o interesse dos congressistas americanos em relação à causa brasileira. “Tinha receio de o governo ou o Congresso não nos atender de forma adequada. Afinal, pedimos a punição para cidadãos americanos”, admite Monti, ressaltando a seriedade com que o caso está sendo tratado naquele país.
Os brasileiros se reuniram com o presidente do Subcomitê de Aviação da Câmara dos Representantes, deputado Jerry F. Constello (Democrata, Illinois); e com o líder da oposição naquele colegiado, deputado Thomas Petri (Republicano, Wisconsin).
Reforçando a diplomacia parlamentar, o deputado brasileiro avalia que não há hierarquia de importância entre os encontros com a FAA e o Congresso americano. “Ambas as coisas são importantes. Tecnicamente apresentamos os laudos à FAA, assim como reportamos o caso ao Congresso.”
Além de Monti, também fazem parte da comitiva o deputado Jaime Martins (PR-MG); o advogado e representantes legal das famílias das vítimas, Dante D’Aquino; e o perito em acidentes aéreos Roberto Peterka, que elaborou o laudo do acidente.
O caso
Em 29 de setembro de 2006, o voo 1907 da Gol ia de Manaus (AM) para o Rio com previsão de fazer uma escala em Brasília (DF). Ao sobrevoar o Mato Grosso, a aeronave bateu no jato Legacy, da empresa de taxi aéreo americana ExcelAire.
A aeronave da Gol caiu em uma região de mata fechada, matando 154 pessoas que estavam na aeronave. A tragédia é considerada o segundo maior acidente aéreo da história da aviação brasileira.
Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo, o delegado da Polícia Federal Renato Sayão Dias explicou que o inquérito conduzido por ele revelou “indícios de falhas” dos pilotos americanos. Por sua vez, o Ministério Público Federal de Mato Grosso ofereceu denúncia contra Joseph Lepore e Jan Paladino.
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