Mapeamento da Polícia Federal (PF) mostra que pelo menos 17 cidades do Brasil são utilizadas como rota para o tráfico internacional de armas. Doze delas estão localizadas em regiões de fronteira com Paraguai e Bolívia.
Só no Mato Grosso do Sul são indicadas sete localidades utilizadas pelo tráfico: Mundo Novo, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Ponta Porá, Bela Vista e Corumbá. Todas ficam às margens de território paraguaio. Constam no levantamento também outras cidades há tempos rastreadas pela polícia, como Foz do Iguaçu e Guairá, ambas no Paraná.
“Ao longo de 2008 tivemos a possibilidade, por conta das apreensões, de elencar as cidades utilizadas pelo tráfico. Ele migra de rota conforme nós apertamos o cerco. Daí a importância, não só para a polícia brasileira, mas para as autoridades dos outros países de conhecer essas rotas”, ressaltou o chefe da Divisão de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas da PF, delegado Vantuil Luís Cordeiro.
O levantamento foi divulgado inicialmente às autoridades do Mercosul, no fim do ano passado. As outras cidades usadas pelos traficantes citadas no documento são: Cárceres (MT), Guarajá-Mirim (RO), Plácido de Castro (AC), Brasiléia (AC), Tabatinga (AM), Guaraí (RS), Santana do Livramento (RS) e Uruguaiana (RS). (Daniela Lima)
Deixe um comentário