Mário Coelho
Agentes da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro cumprem, desde a tarde desta quarta-feira, mandados de busca e apreensão na sede do grupo Opportunity. Segundo nota oficial divulgada pela instituição, a operação tem como objetivo a apreensão de livros fiscais de registro obrigatório da contabilidade de empresas financeiras e não financeiras ligadas ao grupo presidido por Daniel Dantas.
Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de São Paulo, após manifestação favorável do Ministério Público Federal. De acordo com a PF, a apreensão dos documentos, por ordem da 6ª Vara Federal de São Paulo, após manifestação favorável do Ministério Público Federal (MPF), ocorre após o surgimento de indícios de que ocorreram empréstimos ilegais entre diretores e empresas do grupo.
Os livros fiscais foram solicitados à direção das empresas ligadas ao Opportunity, que se negou apresentá-los sob a alegação de que a PF já os possuía em meio eletrônico. Na nota oficial, a instituição rebate a informação, dizendo que havia obtido apenas parte das informações solicitadas, e a resistência por parte dos dirigentes das empresas motivou a realização das buscas.
No fim da tarde, o procurador da República Rodrigo de Grandis, que representa o MPF no caso, afirmou que esses tipos de operações teriam como objetivo ocultar a origem dos recursos que geraram a movimentação financeira. “Não estamos dizendo que os empréstimos foram irregulares, mas existem indícios de que foram”, disse De Grandis.
Deixe um comentário