O senador Renato Casagrande (PSB-ES), um dos três relatores do processo de quebra de decoro parlamentar que investiga as fontes de renda do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a perícia na documentação de defesa de Renan deve ser concluída nesta próxima semana pela Polícia Federal.
Segundo Casagrande, a expectativa do Conselho de Ética é de ouvir o senador Renan Calheiros logo após o recebimento da perícia e, daqui a 15 ou 20 dias, votar o pedido de cassação contra o presidente do Congresso.
O presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), afirmou que “quase todos” os documentos solicitados pela PF já foram encaminhados. A assessoria do senador também informou que, até terça-feira (14), Quintanilha deve anunciar quem será o relator da segunda representação do Psol – sobre o caso Schincariol – contra Renan Calheiros.
Renan foi acusado pela revista Veja, de participar de um esquema de troca de favores com a Schin. O irmão do senador, deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL) teria vendido uma fábrica para a empresa por valor acima do preço de mercado e, em troca, Renan Calheiros iria ajudar a resolver problemas da Schin junto à Receita Federal e ao INSS.
Leia também
Em nota divulgada essa semana, a assessoria da Schin informou que a compra da fábrica de refrigerantes de Olavo Calheiros foi realizada “rigorosamente dentro da lei” e que respeitou "preços e condições de mercado, com aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)". (Soraia Costa)
Deixe um comentário