O Brasil está, pela primeira vez, entre os países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tendo ficado em 70° lugar no ranking montado de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2007-2008 (leia mais), divulgado nesta terça-feira (27) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD).
Ainda assim, o país está atrás de vários países da América Latina, como Argentina (38°), Chile (40°) e Uruguai (46°), e atingiu apenas o mínimo necessário para deixar o grupo dos países com médio desenvolvimento. Entre os mais bem posicionados, a Islândia foi a primeira colocada. Noruega, Austrália, Canadá e Irlanda vieram em seguida.
No relatório deste ano foram avaliados 177 países e territórios. Setenta ficaram no grupo de países com com alto desenvolvimento (IDH entre 0,8 e 1 ), 85 no de médio (IDH entre 0,5 e 0,799) e 22 no de baixo desenvolvimento humano (IDH entre 0,5 e 0,799). O Brasil atingiu 0,8.
Leia também
Os dados analisados são referentes a 2005 e a metodologia de análise sofreu algumas modificações desde o último relatório, divulgado no ano passado e com dados de 2004, dificultando a comparação exata de posições. Se considerada a metodologia anterior, o Brasil teria subido duas posições no ranking, passando de 69° para 67°. Com a nova forma de análise, no entanto, o Brasil perdeu uma posição, apesar de ter subido de grupo.
O índice leva em conta a expectativa de vida, a taxa de matrículas, o aumento do Produto Interno Bruto per capita e a alfabetização de adultos. (Soraia Costa)
Deixe um comentário