Em entrevista coletiva, o presidente do Conselho de Ética, senador Sibá Machado (PT-AC), avisou que colocará o parecer de Epitácio Cafeteira (PTB-MA) em votação amanhã (27), caso não encontre um novo relator para o processo disciplinar contra Renan Calheiros (PMDB-AL).
Apesar da escolha do relator caber a Sibá, e de três senadores – Gilvam Borges (PMDB-AP), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Demóstenes Torres (DEM-GO) – já terem se colocado à disposição para aceitar a função, o presidente do Conselho de Ética diz que nenhum dos nomes foi apresentado pelos partidos.
Além disso, Sibá Machado descartou a possibilidade do relator ser do PT, do PSDB ou do DEM. Isso porque o PT já tem a presidência da comissão e, na opinião de Sibá, “não deveria acumular duas funções tão importantes”.
Quanto ao PSDB e ao DEM, os dois partidos apresentaram voto em separado pedindo a continuação das investigações, o que vai de encontro ao relatório de Cafeteira.
Leia também
Sibá Machado também ameaçou deixar a presidência do Conselho dependendo da reação dos senadores na próxima reunião, marcada para esta quarta, às 13h30. "Se não houver entendimento não há razão para que eu continue". disse. (Soraia Costa)
Leia também
Sibá tem apoio do PT, diz líder do partido
Agripino: "Se o conselho não andar, a casa pára"
Deixe um comentário