O tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, afirmou hoje (8) que o partido não se surpreenderia caso as contas da campanha à reeleição do presidente Lula sejam aprovadas com ressalvas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O importante é que sejam aprovadas”, afirmou.
Segundo ele, a legislação não deixa claro quais fontes não podem fazer doações para candidatos. Contribuições de empresas ligadas a concessionárias de serviço público à campanha de Lula, o que é vedado pela lei eleitoral, levaram técnicos do TSE a pedirem a rejeição das contas petistas pelos ministros da corte.
“Essa é uma questão que precisa de maior nitidez. Para as próximas eleições, se essa for uma questão impeditiva, tem que estar claro”, afirmou Ferreira. A diplomação do presidente está marcada para o próximo dia 14. Mas, antes disso, o TSE precisa aprovar a prestação de contas entregue pelo PT.
Os ministros chegaram a pensar no adiamento da cerimônia de diplomação. Porém, a expectativa é que a data seja mantida. Caso os dados sejam rejeitados, Lula fica impedido de receber o diploma e tomar posse do segundo mandato em 1° de janeiro. O julgamento deve ocorrer na semana que vem.
Leia também
Leia outras notícias publicadas hoje (8)
PT espera mais de 40 mil na posse de Lula
O Partido dos Trabalhadores espera reunir entre 40 mil e 50 mil pessoas na festa de posse do presidente Lula. Os organizadores acreditam que não será possível repetir 2002, quando 110 mil pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, por se tratar de reeleição. Por isso, foram chamados antigos aliados como PCdoB, PRB e PSB para organizar a cerimônia e garantir uma boa participação.
O tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, disse que também espera contar com o apoio dos novos aliados. "A partir de hoje, vamos fazer um processo de consulta mais ampliado para os partidos que irão compor a coalizão do próximo governo", disse Ferreira.
Ainda não foi definido o custo da cerimônia, mas cada partido deverá colaborar com uma quantia. Para atrair a presença do público brasiliense, deverão ser convidados artistas famosos, mas que não cobrem cachê para se apresentar.
Outros órgãos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) também foram convidados para ajudar a encher a Esplanada e levar seus membros para a festa.
Petista é liberado da carceragem da PF
O deputado federal eleito Juvenil Alves (PT-MG) foi libertado na noite de ontem da carceragem da superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais, em Belo Horizonte. A informação é do advogado do petista, Leonardo Isaac Yarochewsky.
Juvenil foi solto por causa de um pedido de habeas corpus com liminar, concedido ontem pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, em Brasília. A Justiça ainda precisa julgar o mérito do pedido. . De acordo com o advogado do parlamentar eleito, o julgamento do pedido pode demorar pelo menos um mês.
"Ele já foi para a sua residência, para sua família. Ele está muito abalado, porque foram muitos dias de prisão", afirmou o advogado. O deputado eleito havia sido preso, pela segunda vez, no dia 29 de novembro, sob a acusação de coagir testemunha. Juvenil é suspeito de chefiar um esquema para blindar o patrimônio de empresas devedoras de tributos de ao menos R$ 1 bilhão.
Deixe um comentário